Problema de visão nas crianças

visao criancas

Muitos pais se preocupam quando as crianças apresentam dificuldade na aprendizagem. Sem a devida atenção e o devido conhecimento, muitos acabam taxando os filhos como “burros” ou “incapazes”, o que além de ser uma crueldade, pode traumatizar as crianças. O problema na verdade pode ser mais simples do que se imagina e a origem pode estar em problemas de visão.

Os pais e professores devem estar atentos, pois quanto antes o problema for apontado, diagnosticado e corrigido, menos problemas a criança terá. E os pequenos costumam dar alguns sinais como dor de cabeça; ficar próximo dos livros, cadernos e da TV; dificuldades para ver coisas distantes; olhos irritados, entre outros.

Os principais problemas de visão que surgem nas crianças são a hipermetropia, miopia, astigmatismo e estrabismo; esses são os problemas mais comuns e  afetam quase 20% das crianças em idade escolar. Não é de se admirar que as crianças com problema de visão tenham dificuldade para aprender.

Apenas para orientar melhor os pais, os problemas mais comuns observados acima trazem estas dificuldades:

Miopia: dificuldade que a criança tem para enxergar de longe;
Hipermetropia:  dificuldade para ver de perto, os objetos ficam borrados;
Astigmatismo: a criança tem uma visão desfocada de qualquer objeto a qualquer distância e pode estar associado tanto à hipermetropia quanto a miopia;
Estrabismo: é quando os olhos perdem a sua característica paralela e cada um aponta para uma direção ao invés de estarem ambos apontados para frente.

A Alis Editora recomenda atenção aos pais e reforça que quanto antes esses problemas sejam diagnosticados, menos constrangimento e dificuldades a criança terá.

Visite o oftalmologista, verifique a necessidade de óculos ou cirurgia para o seu filho e faça um controle periódico para que a criança possa ver o mundo com todas as suas cores e formas.

Publicado em 11 de dezembro de 2013

Artigos Relacionados