Como memorizar suas leituras

Como-memorizar-o-que-voce-le

E-mails, bilhetes, mensagens, atas de reunião, livros para relaxar e distrair, artigos científicos, curiosidades, posts no Facebook, ufa! Quanta coisa é lida diariamente pela gente! O problema é que algumas delas precisam ser lidas e memorizadas, um grande desafio para muitos de nós. A Alis Editora mostra para você como memorizar suas leituras.

Tudo começa com uma boa estratégia de leitura composta por cinco passos.

Faça um resumo do livro

Resumir o conteúdo de um livro ajuda a compreendê-lo melhor, sintetizar as informações e até mesmo deixar sua mente mais ligada na leitura que está sendo feita.

Faça uma pausa para resumir o que leu em voz alta

Após 15 ou 30 minutos de leitura contínua, dê uma pausa e fale em voz alta os pontos importantes do que estava lendo. Com o tempo isso irá se mostrar muito útil para treinar sua memória.

Questione o livro

Sabe aquelas partes que você não entendeu bem? Marque as nos livros e procure debatê-las com outras pessoas ou pesquisar mais para encontrar o sentido correto.

Faça uma pergunta chave

Depois de ler um capítulo crie uma pergunta que aborde bem o que foi lido e possa responder, de forma geral, o que este capítulo trata, pois assim você memorizará melhor o que leu.

Grave e ouça seus resumos

Com o celular ou algum gravador, registre um áudio dos seus resumos e ouça-os depois. Será mais fácil memorizar o que você lê e até mesmo estudar depois.

Com essas dicas será muito mais fácil memorizar suas leituras!

Publicado em 14 de maio de 2015

Artigos Relacionados