Dicas para ler textos chatos ou difíceis

Dicas para ler textos chatos ou dificeis

Despertar nos alunos a paixão pela leitura é um desafio para muitos professores. Mesmo lendo posts do Facebook, mensagens do Whatsapp e notícias na internet, muitos não leem em sala de aula, por achar que irão ler textos chatos ou difíceis e isso os desanima. Felizmente, existem algumas estratégias para ajudar os professores a convencer os alunos a ler esses textos!

Descubra sobre o que eles querem falar

Converse com os alunos e identifique as informações que eles gostariam de receber durante as aulas, que tipo de assuntos são interessantes para eles. É um acordo que irá facilitar e incentivar a participação deles.

Menos exercícios e mais debates

Ao invés de passar um mundo de questões referentes ao texto, em um exercício de localização de respostas, promova mais debates com a turma e faça-os pensar sobre os temas.

Incentive a busca em outras fontes

Incentive os alunos a pesquisar mais informações sobre algo que tenham lido e tido dificuldade em entender. Podem encontrar preciosas informações na internet que enriqueceram sua visão sobre os textos lidos.

Tenha um projeto em mente

Ler por ler não será tão legal quanto envolver os alunos em um projeto bacana e que se beneficie de suas leituras. Mostre a eles que a leitura tem um propósito.

Utilize as tecnologias

Talvez seja bom indicar uma música que remeta ao texto, um vídeo no You Tube, enfim, explorar as novas tecnologias e sair um pouco do papel.

Espere e abrace os conflitos

Os alunos terão pontos de vista diferentes sobre o que leem e isso será muito benéfico para ser debatido em sala de aula. Promova o debate sobre pontos de vista conflitantes para enriquecer a experiência.

Com essas dicas não haverá textos “chatos” ou difíceis que você não consiga ensinar aos seus alunos.

Publicado em 15 de maio de 2015

Artigos Relacionados